Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2010

PESQUISA SOBRE CURSO SUPERIOR: ARQUITETURA E URBANISMO

A Arquitetura e o Urbanismo contemplam entre muitos conhecimentos, a arte, a ciência e a técnica de planejar, projetar, recuperar equipamentos, espaços e construções para o desempenho de amplo leque de atividades, incluindo artes gráficas, design e projeto de objetos, mobiliário, edifícios, paisagens e cidades.
Há necessidade de buscar o conhecimento nos processos construtivos, verificações laboratoriais, pesquisas bibliográficas e de campo, vivenciando os problemas a serem resolvidos através de projetos.
O curso estimula as atividades de pesquisa e extensão, de forma a garantir o desenvolvimento de metodologias contemporâneas e a transformação do conhecimento no campo da construção do edifício e da cidade.

Mercado de Trabalho
• Tem os seus altos e baixos, pois a construção civil é afetada pelos investimentos do governo, em obras de infra-estrutura e habitação.

• Existem vagas de projetos urbanísticos e paisagísticos em grandes construtoras e corporações.

O curso

A grade curricular de arquitetura e urbanismo apresenta tanto disciplinas ligadas às ciências exatas como também às ciências sociais. As matérias básicas são: desenho de arquitetura, informática na arquitetura, matemática para arquitetura, física, linguagens visuais, sistemas estruturais, etc. Ao final do curso é obrigatório estágio e um trabalho de conclusão de curso.


Duração média: 5 anos.

Onde estudar:
Unip-SP, PUC-Campinas, Unicamp, USP, Unesp, Anhembi Morumbi, PUC-MG, UFMG, UFJF, UFU, UFV, Unipar, PUC-PR, UFPR, Unopar, UEL, UEM, Cefet, Estácio, Metodista do Rio, PUC-RJ.


Fontes:
http://www.uniderp.br/vw_curso.aspx?CodCurso=5
http://www.vestibular.brasilescola.com/guia-de-profissoes/arquitetura-urbanismo.htm

Roteiro de estudo para o Vestibular 2011

Não existe mágica ou qualquer outra receita para passar no vestibular, o jeito é mesmo estudar,
ter disciplina e organização.

O jeito é estudar bastante, selecionar bem os conteúdos e manter a calma na hora da prova. As matérias a serem estudas são as mais importantes: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, não se esqueça também de consultar as novas regras ortográficas, elas vão ajudar bastante na prova de português e na hora de produzir a redação.
Veja abaixo uma pequena lista do que estudar para o vestibular, veja os conteúdos de cada uma das matérias acima, assim você já pode ir se preparando o vestibular.

Biologia: Metabolismo celular, Biologia celular, Genética, Evolução Biológica, Grupos animais, Fisiologia animal, Grupos vegetais, Fisiologia vegetal, Monera, protista e fungi, Ecologia, Parasitoses brasileiras

Física: Mecânica, Cinemática, Dinâmica, Hidrostática, Termofísica, Óptica, Eletrecidade, Ondulatória.

Geografia: *

História: História do Brasil, Atualidades brasileiras, História Geral, Idade Antiga, Alta idade média, Baixa idade média, Idade Moderna, Idade contemporânea.

Inglês: As provas de inglês nos vestibulares têm como foco principal leitura e interpretação de textos. E os temas abordados normalmente são atuais e de fontes conhecidas, como por exemplo revistas como “Newsweek”, “Time”, “Newscientist” e “The Economist”.

Matemática: Porcentagens: em situações do cotidiano, Aritmética: divisores e múltiplos, Equações e inequações elementares, Exponenciais, logaritmos e aplicações, Seqüências, com destaque para PA e PG, Matrizes: multiplicação e matriz inversa, Determinantes: ordens 2 e 3, Propriedades, Sistemas lineares: resolução e discussão, Trigonometria: triângulo retângulo, relação fundamental, adição e duplicação de arcos, Funções seno e co-seno;
- Análise combinatória: princípios básicos da contagem e estudo dos tipos de agrupamento;
- Probabilidades em espaços amostrais equiprováveis, adição e multiplicação de probabilidades;
- Geometria plana: ângulos em polígonos convexos, semelhança de triângulos, relações métricas em triângulo retângulo, teorema dos co-senos, teorema dos senos, áreas das principais figuras planas e vazão entre áreas de figuras semelhantes;
- Geometria analítica: distância entre dois pontos, coeficiente angular de uma reta, equação da reta, posições relativas entre duas retas, perpendicularidade; distância entre ponto e reta, equação da circunferência, posições relativas entre reta e circunferência e;
- Geometria do espaço: estudo de prisma, pirâmide, cilindro circular reto, cone circular reto e esfera.

Português: Literatura, Gramática e Interpretação de Texto, Redação

Química: Estequiometria, Química Orgânica, Soluções, Gases, Termoquímica, Cinética química, Equilíbrio químico, Ligações químicas, Radioatividade, Química ambiental

Fonte: http://boanoticia.com/dicas-do-que-estudar-para-o-vestibular-2011.html

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Pesquisa sobre curso superior: ADMINISTRAÇÃO

Administração é a tomada de decisão sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos, é o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando previamente as conseqüências de suas decisões. É também a ciência social que estuda e sistematiza as práticas usadas para administrar.

Os princípios para administrar algo são planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo que as principais funções administrativas são:
- fixar objetivos;
- analisar, conhecer os problemas;
- solucionar os problemas;
- organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológicos e humanos;
- liderar, comunicando, dirigindo e motivando as pessoas;
- negociar;
- tomar decisões;
- controlar, mensurando e avaliando.

O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.

Existem quatro áreas básicas de atuação do administrador: Finanças, Produção, Marketing e Recursos Humanos, porém o mercado abrange várias áreas do conhecimento. A administração é resultado de um processo de formação que passa pelas mais diversas áreas, desde as exatas, como matemática, até humanas como filosofia.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

O MERCADO DE TRABALHO
O campo de trabalho é amplo: cerca de metade dos cargos de uma empresa é para funções administrativas. Mas o mercado é muito competitivo. Aproximadamente 2 milhões de estudantes formam-se por ano, e não há vagas formais para absorvê-los. Ainda existe a concorrência de graduados de outras áreas que fazem especialização ou MBA e conseguem emprego em Administração.

Apesar disso, o mercado de trabalho para administradores no Brasil está crescendo junto com a economia. Grandes companhias estão ampliando seus quadros de funcionários, e as empresas familiares se profissionalizando e buscando candidatos com boa formação para fazer parte de seus quadros. "Empresas que tradicionalmente contratavam apenas profissionais de áreas técnicas, como Engenharia e Química, por exemplo, começam a perceber a necessidade de preencher cargos administrativos e de negócios, como compras, logística e marketing, com os formados na área e dotados de visão estratégica", afirma Marcos Amatucci, diretor nacional dos cursos de graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de São Paulo.

A região Centro-Oeste apresenta o mercado que mais se expande. Os principais empregadores estão no setor de agronegócio, em cidades como Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Goiânia (GO).

Fonte: http://www.fea.usp.br/conteudo.php?i=193
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/profissoes_271421.shtml

domingo, 4 de julho de 2010

Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem as datas definidas:

  • 6 e 7 de novembro (provas);
  • 21/06 á 09/07 - inscrições;
  • inscrições via internet;
  • Esse ano haverá a lingua estrangeira (Inglês e Espanhol);

Primeiro dia de exame (Sábado):

Ciências da natureza e Ciências humanas - horário 13h00 ás 17h30;

Segundo dia de exame (Domingo):

Matemática, linguagens e redação - horário 13h00 ás 18h00

Não se esqueça da data de inscrições, elas ja começaram

Indicações de filmes que podem ajudar no vestibular!!

Filmes!

Antigüidade e Idade Média
A Guerra do Fogo - Jean-Jacques Annaud
Spartacus - Stanley Kubrick
Júlio César - Joseph Mankiewicz
Gladiador - Ridley Scott
El Cid - Anthony Mann
O Sétimo Selo - Ingmar Bergman
O Nome da Rosa - Jean-Jacques Annaud
Joana d'Arc - Victor Fleming
Santa Joana - Otto Preminger
Joana d'Arc - Christian Duguay
O Incrível Exército de Brancaleone - Mario Monicelli
Idade Moderna
Marco Polo - Viagens e Descobertas - Giuliano Montaldo
O Poço e o Pêndulo - Stuart Gordon
As Profecias de Nostradamus - Roger Chirstian
1492: A Conquista do Paraíso - Ridley Scott
Cristóvão Colombo: A Aventura do Descobrimento - John Glen
Agonia e Êxtase - Carol Reed
Paixão e Guerra no Sertão de Canudos - Antônio Olavo
Gaijin - Os Caminhos da Liberdade - Tizuka Yamasaki
Guerra dos Pelados - Sylvio Back
Eternamente Pagu - Norma Bengell
A Revolução de 30 - Sylvio Back
Getúlio Vargas - Ana Carolina Teixeira Soares
O Caso dos Irmãos Naves - Luiz Sérgio Person
O Homem da Capa Preta - Sérgio Rezende
Aleluia Gretchen - Sylvio Back
For all - O Trampolin da Vitória - Luiz Carlos Lacerda e Buza Ferraz
Rádio Auriverde - a FEB na Itália - Sylvio Back
O Velho - A História de Luís Carlos Prestes - Toni Venturi
Os Anos JK - Uma Trajetória Política - Silvio Tendler
Jango - Silvio Tendler
Jânio a 24 Quadros - Luiz Alberto Pereira
Lamarca - Sérgio Rezende
Patriamada - Tizuka Yamasaki
O Homem Que Não Vendeu Sua Alma - Fred Zinnermann
Ana dos Mil Dias - Charles Jarrott
Elizabeth - Shekhar Kapur
Giordano Bruno - Giuliano Montaldo
A Rainha Margot - Patrice Chéreau
As Revoluções
Cromwell - Ken Hughes
Revolução - Hugh Hudson
A Noite de Varennes (Casanova e a Revolução) - Ettore Scola
Danton, O Processo da Revolução - Andrzej Wajda
Napoleão - Sacha Guitry
Napoleão - Abel Gance
Tempo de Glória - Edward Zwick
Garibaldi - Luigi Magni
Vidas Marcadas - Bill Douglas
A Guerra do Ópio - Xie Jin
55 dias em Pequim - Nicholas Ray
Zulu - Cy Endfield


O Século 20

Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos - Marcelo Masagão
A Grande Ilusão - Jean Renoir
Gallipoli - Peter Weir
Lawrence da Arábia - David Lean
Agonia - Elem Klimov
Outubro - Serguei Eisenstein e Grigory Alexandrov
Reds - Warren Beatty
Sacco e Vanzetti - Giuliano Montaldo
Rosa Luxemburgo - Margarethe von Trotta
O Ovo da Serpente - Ingmar Bergman
Hitler - Kingsley Martin
Arquitetura da Destruição - Peter Cohen
O Triunfo da Vontade - Leni Riefenstahl
Prelúdio de Uma Guerra - Frank Capra
Novecento - Bernardo Bertolucci
Tempos de Viver - Zhang Yimou
Terra e Liberdade - Ken Loach
Concorrência Desleal - Ettore Scola
Pearl Harbor - Michael Bay
Patton: Rebelde ou Herói? - Franklin Schaffner
Stalingrado - A Batalha Final - Joseph Vilsmaier
Círculo de Fogo - Jean-Jacques Annaud
Holocausto - Marvin Chomsky
O Início do Fim - Roland Joffé
Hiroshima - A História da Bomba - Roger Spottiswoode
Julgamento em Nuremberg - Epílogo da Tragédia - S. Svilov
O Julgamento de Nuremberg - Alec Baldwin
Julgamento em Nuremberg - Stanley Kramer
Roma, Cidade Aberta - Roberto Rossellini
Mississipi em Chamas - Alan Parker
Mísseis de Outubro - Anthony Page
Treze Dias Que Abalaram o Mundo - Roger Donaldson
Todos os Homens do Presidente - Alan J. Pakula
Nixon - Oliver Stone
A Síndrome da China - James Bridges
Guerra e Paz no Oriente Médio - Carla Gil Pontes
O Ano Que Vivemos em Perigo - Peter Weir
Apocalypse Now - Francis Ford Coppola
Plattoon - Oliver Stone
Os Gritos do Silêncio - Roland Joffé
Um Grito de Liberdade - Richard Attenborough
Chove Sobre Santiago - Helvio Soto
A Casa dos Espíritos - Bille August
Desaparecido - Um Grande Mistério - Constantin Costa-Gavras
Prisioneiro Sem Nome - Linda Yellen
A História Oficial - Luis Puenzo
A Ferra da Guerra - Kevin Reynolds
A Casa da Rússia - Fred Shepisi
Kundun - Martin Scorsese
Salvador, O Martírio de Um Povo - Oliver Stone
O Brasil na História
República Guarani - Sylvio Back
A Missão - Roland Joffé
Brava Gente Brasileira - Lúcia Murat
Xica da Silva - Carlos Diegues
Quilombo - Carlos Diegues
Tiradentes, O Mártir da Inconfidência - Geraldo Vietri
Os Inconfidentes - Joaquim Pedro de Andrade
Guerra do Brasil - Sylvio Back
Mauá, o Imperador e o Rei - Sérgio Rezende

Indicações de livros para vestibular!

Livros
♦ Estrela da vida inteira - Manuel Bandeira
♦ Feliz Ano Novo - Rubens Fonseca
♦ Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor) - Guimarães Rosa
♦ Mestre, Meu Mestre Querido!; Ao Volante do Chevrolet pela Estrada de Sintra; Grandes São os Desertos,
e Tudo é Deserto; Lisboa com suas Casas; Todas as Cartas de Amor São; Ode Triunfal; Lisbon Revisited (1923); Tabacaria;
Aniversário; Poema em linha reta - Poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa.
♦ O Caso da Vara, Pai contra Mãe, Capítulo dos Chapéus - Contos de Machado de Assis
♦ O Filho Eterno - Cristóvão Tezza
♦ O Uruguai - Basílio da Gama
♦ Porteira Fechada - Cyro Martins
♦ “Einstein e a crise da razão”. In: Signos - Martins Fontes
♦ A botija - Clotilde Tavares
♦ A Capital Federal - Artur Azevedo
♦ A Carteira de Meu Tio - Joaquim Manuel de Macedo
♦ A cidade e as serras - Eça de Queirós
♦ A Confissão de Lúcio - Mario de Sá-Carneiro
♦ A correspondência de Fradique Mendes - Eça de Queirós
♦ A Estrela Sobe - Marques Rebelo
♦ A Hora da Estrela - Clarice Lispector
♦ A República: Livro X [Trad. Elza Moreira Marcelina] - Platão
♦ A Teus Pés - Ana Cristina César
♦ Amar, verbo intransitivo - Mário de Andrade
♦ Anjo Negro - Nelson Rodrigues
♦ Antologia de Contos Brasileiros - Herberto Sales (org.)
♦ Antologia de Crônicas - Herberto Sales (org.)
♦ Antologia poética - Vinícius de Moraes
♦ As vítimas algozes - Joaquim Manuel de Macedo
♦ Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente
♦ Boca do inferno - Ana Miranda
♦ Capitães da Areia - Jorge Amado
♦ Cartas Chilenas - Banquete do Palácio - Tomás Antônio Gonzaga
♦ Cidade de Deus - Paulo Lins
♦ Civilização e Singularidades de uma rapariga loira - Eça de Queirós
♦ Comédias para se ler na escola - Luís Fernando Veríssimo
♦ Contos brasileiro - Coleção Para Gostar de Ler, volume 8
♦ Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade
♦ Contos Gauchescos - João Simões Lopes Neto
♦ Contos Novos - Mário de Andrade
♦ Contos: À procura de uma dignidade e Feliz Aniversário - Clarice Lispector
♦ Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens - Jean Jacques Rousseau
♦ Dom Casmurro - Machado de Assis
♦ Eles não usam black-tie - Gianfrancesco Guarnieri
♦ Ensaio sobre a cegueira - José Saramago
♦ Esconderijos do tempo - Mário Quintana
♦ Espumas Flutuantes - Castro Alves
♦ Falso Mar, Falso Mundo - Raquel de Queiroz
♦ Felicidade clandestina - Clarice Lispector
♦ Feliz Ano Novo - Rubem Fonseca
♦ Helena - Machado de Assis
♦ Identidade para os gatos pardos - Adilson Vilaça
♦ Incidente em Antares - Érico Veríssimo
♦ Inocência - Visconde de Taunay (Alfredo d'Escragnolle Taunay)
♦ Iracema - José de Alencar
♦ Juca Pirama - Gonçalves Dias
♦ Leão de chácara - João Antônio
♦ Lira dos Vinte Anos - Álvares de Azevedo
♦ Literatura de Dois Gumes (ensaio) - Antônio Cândido
♦ Livro dos homens - Ronaldo Correia de Brito
♦ Lucíola - José de Alencar
♦ Macunaíma - Mário de Andrade
♦ Mãos de cavalo - Daniel Galera
♦ Melhores Poemas de Cruz e Souza - Editora Global
♦ Melhores poemas - Cláudio Manuel da Costa
♦ Melhores poemas - Manuel Bandeira
♦ Memórias de um Sargento de Milícias - Manoel Antônio de Almeida
♦ Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
♦ Minigrafias - Luís Araújo
♦ Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto
♦ Muitas Vozes - Ferreira Gullar
♦ Navio Negreiro e Adormecida - Castro Alves
♦ O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
♦ O Bom-Crioulo - Adolfo Caminha
♦ O calor das coisas - Nélida Piñon
♦ O cobrador - Rubem Fonseca
♦ O conto da Ilha Desconhecida - José Saramago
♦ O conto em 25 baianos - Cyro Matos (Org)
♦ O cortiço - Aluísio de Azevedo
♦ O Crime do Padre Amaro - Eça de Queirós
♦ O demônio familiar - José de Alencar
♦ O Desertor - Silvia Alvarenga
♦ O Discurso do Método [Trad. Bento Prado Jr.] - René Descartes
♦ O filho eterno - Cristovão Tezza
♦ O guarda-roupa alemão - Lausimar Laus
♦ O Homem e sua hora- Mário Faustino
♦ O largo da Palma - Adonias Filho
♦ O menino do engenho - José Lins do Rego
♦ O navio negreiro - Castro Alves
♦ O Outro Pé da Sereia - Mia Couto
♦ O pagador de promessas - Dias Gomes
♦ O primo Basílio - Eça de Queirós
♦ O Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
♦ O último vôo do flamingo - Mia Couto
♦ Os cem melhores poemas brasileiros do século - Italo Moriconi (org)
♦ Os Judas em Sábado de Aleluia - Martins Pena
♦ Os Melhores Contos de Osman Lins - Sandra Mitrini
♦ Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/ MinC) - Cadernos Negros
♦ Os ratos - Dyonélio Machado
♦ Papéis avulsos - Machado de Assis
♦ Poesia e prosa completas - Gonçalves Dias
♦ Poesias de Álvaro Campo - Fernando Pessoa
♦ Poesias Selecionadas - Gregório de Matos
♦ Primeiras Estórias - Guimarães Rosa
♦ Quarup - Antônio Callado
♦ Raimunda Pinto, sim senhor - Francisco Pereira da Silva
♦ Recordações do escrivão Isaias Caminha - Lima Barreto
♦ Romanceiro da Inconfidência - Cecília Meireles
♦ Roteiro Sentimental e Pitoresco de Teresina - H. Dobal
♦ São Bernardo - Graciliano Ramos
♦ Senhora - José de Alencar
♦ Senhorita Simpson - Sérgio Sant´Anna
♦ Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade
♦ Sol Sanguíneo - Salgado Maranhão
♦ Sonetos - Luis de Camões
♦ Terra de Santa Cruz - Adélia Prado
♦ Transpaixão - Waldo Motta
♦ Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto
♦ Urupês - Monteiro Lobato
♦ Vaqueiro e Visconde - José Expedido Rêgo
♦ Vidas Secas - Graciliano Ramos
♦Comédias para se Ler na Escola - Luís Fernando Veríssimo
♦Horto - Auta de Souza
♦Memórias Póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
♦Negrinha - Monteiro Lobato
♦O Santo e a Porca - Ariano Suassuna
♦Contos de Aprendiz - Carlos Drummond de Andrade
♦Melhores Poemas (seleção Global Editora) - Mário