Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PESQUISA SOBRE CURSO SUPERIOR: ARQUIVOLOGIA

O arquivista é um profissional que está cada dia mais requisitado, por escolas, órgãos do governo, empresas, clubes, instituições de saúde e não governamentais.

De acordo com o dicionário de terminologia arquivística: arquivista é o profissional de nível superior que objetiva o conhecimento da natureza dos arquivos, de teorias, métodos e técnicas a serem observados na sua constituição, organização, desenvolvimento e utilização. Atuando entre a construção e a difusão do conhecimento, dentro de uma concepção humanista pautado pela crítica.

O arquivista: é quem identifica, avalia, seleciona, organiza e preserva qualquer tipo de documento, em papel, foto, filme, microfilme, disquete, CD-ROOM e banco de dados on-line. Uma boa formação e bases culturais sólidas são essenciais.

Mercado de trabalho: é um mercado diverso de históricos tradicionais a documentos de natureza especializada.

O que estuda: É baseado em dois núcleos
· Geral: tem disciplinas obrigatórias e optativas e outras atividades comuns entre arquivologia e biblioteconomia.
· Especifica: são as disciplinas próprias das atividades arquivistas, além de 252h de estágio (obrigatório) e defesa de um trabalho de conclusão de curso.
Na UNESP o curso de arquivologia é o primeiro criado no estado de São Paulo, possuindo articulação acadêmica como mestrado em ciência da informação e com o centro de documentação histórica e universitário de Marília.

Onde estudar: Período: Vagas: Duração:
Unesp- Marília Noturno 30 4 anos



Fonte: Revista “Guia de profissões”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário